Brasileiro está buscando vida mais saudável, indica pesquisa
19/06/2018 18:16 em Geral

Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde indica que os brasileiros estão procurando adquirir hábitos para uma vida mais saudável. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, a prevalência da obesidade e do excesso de peso está estagnada nas capitais do Brasil, enquanto o consumo de refrigerantes caiu e a ingestão de frutas e hortaliças aumentou.

A pesquisa mostra que quase 18,5% dos brasileiros são obesos e que mais da metade da população das capitais está com excesso de peso. Entretanto, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% desde 2007, saindo de 30,9% para 14,6% no ano passado, e o consumo regular de frutas e hortaliças subiu 4,8% de 2008 a 2017. Outro indicador positivo foi a prática de atividades físicas, que aumentou 24,1% de 2009 a 2017.

“Mesmo com esta tendência à estabilidade e com o crescimento de pessoas que praticam atividade física e que estão consumindo alimentos mais saudáveis, não podemos deixar de continuar vigilantes. A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que prejudicam a saúde da população e que poderiam ser evitadas”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da pasta, Fátima Marinho.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!